Branding: Voss, a água que expressa um estilo de vida

Atualizado: 1 de abr. de 2019


Você gastaria mais de 30 reais em uma garrafa de água? Eu e várias pessoas, em 50 países diferentes, responderam sim. Mas por causa da água? Não! Por causa da garrafa! Mas na realidade a VOSS é muito mais que uma garrafa, é um estilo de vida.


O objetivo desse artigo é ilustrar que qualquer coisa pode ser classificada com sucesso, até mesmo commodities. A água é a commodity por excelência. Aproximadamente 326 milhões de trilhões de galões de água podem ser encontrados na Terra. (Reconhecidamente, apenas 3% disso está na forma de água doce. Cerca de 70% do nosso planeta é coberto por oceano com uma profundidade média de vários milhares de pés.) E aproximadamente 60% dos corpos humanos são água. A água é em grande parte insípida, inodora e incolor. Reconhecendo que a água é mais escassa em alguns lugares, ainda em grande parte do mundo, a água é entregue diretamente às casas das pessoas a um custo relativamente baixo e é facilmente disponível em grande quantidade. De fato, muitas pessoas e empresas usam quantidades maciças de água regularmente para irrigação, manufatura e manutenção de paisagens. Então, como se pode diferenciar e comandar um preço premium pela água?


Desde o início a Voss estabeleceu uma estratégia clara, determinada a ser associada apenas às melhores marcas, pessoas e eventos que eles sentiam como complementares à marca: e por um certo número de anos, sua distribuição e audiência foram mantidos em um canal estreito de alta qualidade: restaurantes, hotéis e spas.


Luxo e pureza diretos da fonte. Nunca o simples ato de beber água foi tratado com tanta pompa e circunstância. Assim pode ser definida a marca de água mineral norueguesa VOSS. Uma água 100% natural, sem poluentes, corantes ou conservantes, apenas a pureza de um gélido deserto engarrafada. 


A tendência de transportar e consumir água de garrafas tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos. A água é agora embalada em garrafas de plástico, refrigeradores e jarros para conveniência e portabilidade. Como esse desenvolvimento ocorreu ao longo do tempo pode ser interessante para aqueles que consomem água engarrafada e que querem saber mais sobre o plástico usado para contê-lo.


Diferencial

Água mineral? Mais do que isso. Ela vem de um aquífero no deserto gelado da Noruega, onde fica protegida por uma camada de pedra de gelo, livre de contaminações e sai de lá direto para as garrafas VOSS, sem qualquer filtragem prévia, baixo teor minério e sódio. Neste contexto, é considerada uma das águas mais puras e apreciada pelos amantes de vinhos e destilados, por não interferir ou reagir com outras bebidas. 


É muito mais do que água mineral! O conceito da embalagem, criação de Neil Kraft, ex-diretor artístico da Calvin Klein, traduz a harmonia da singularidade da água e a essência da marca. A inspiração vem da pureza da fonte intocada por séculos, resguardada no subterrâneo da Noruega e reflete as informações básicos dia natureza: seu formato cilíndrico, produzida em vidro, faz uma alusão ao mundo perfumista e o encanto que conquista os consumidores mais sofisticados do mundo.


Embora ainda exista a embalagem tradicional, em PET, este não é o core business da marca. Para a VOSS, a garrafa é mais do que embalagem, é design, informação, deve fazer parte da experiência do consumidor com a marca e pode ser guardada com souvenir.



Garrafa icônica

Para construir uma marca de verdade, com uma experiência incrível e que encantasse o mundo à primeira vista, a marca precisava de design, investimento em beleza e valor agregador, personalização, aquele diferencial que toda marca deve ter para tornar-se destaque e querida!


Uma parte fundamental da identidade da VOSS e sua elegante garrafa cilíndrica, que é uma forma distinta que se encaixa bem em uma mesa de jantar ou em uma sala de reuniões.


VOSS no filme SPECTRE

Ao longo dos anos, a garrafa tornou-se atemporal, contemporânea e bastante reconhecível, com uma associação clara com luxo - a marca se destacou no filme de 007 Spectre.


A VOSS faz sucesso não somente por sua pureza e garrafa com design único, mas também com a ajuda de celebridades, como o ator Will Smith, a cantora Madonna e o cantor Bono Vox, líder da banda U2, que passaram a aprecia-la e desfilar com sua garrafa cilíndrica, semelhante à de um frasco de perfume, tornando-a uma marca imediatamente reconhecível e desejada. Além disso, VOSS conquistou os grandes Chefs por sua pureza e leveza não interferirem nas degustações de pratos e vinhos e, passou a ser presença constante em badalados eventos de moda e gastronomia ou festas do jet-set internacional.  



Lifestyle branding


Então, a lição da VOSS é que o posicionamento como uma marca de estilo de vida premium - onde quer que seja vendido - é o que é mais importante.


Também se encaixou em tendências mais amplas: uma crescente categoria de água engarrafada com demanda particular por produtos premium; consumidores que querem produtos melhores e mais opções, e tendências globais de "premiumização" em todos os setores.


Criou a VossWorld - um lugar real e virtual composto por entusiastas da VOSS que compartilham valores semelhantes que transcendem as fronteiras quanto à cultura.

Experiências como essa habilitam a marca a ser valiosa. Um cliente fica sutilmente agraciado ao ponto de agradar também. O valor agregado em certos casos é muito além de pagar mais caro por alguma coisa, mas de valorizar de tal forma os profissionais envolvidos e as pessoas responsáveis por aquilo tudo. 



Valor agregado


Você que leu esse estudo pode até não comprar uma garrafa VOSS, mas saiba que “nada é caro ou barato. É caro ou barato para você!” A empresa conseguiu com sucesso a ação de projetar o produto e a imagem da organização ocupando uma posição diferenciada dentro do seu público alvo.


Agora se explica o tal valor agregado, certo? A VOSS é mais um case de branding que deu certo, conquistou seu público ao redor do mundo! Entendeu o meu fascínio nessa água?

Uso a garrafa diariamente - claro que não com a água pura, rs